CONAB ELEVA PREVISÃO DE EXPORTAÇÃO DE MILHO 18/19; VÊ SAFRA RECORDE DE SOJA EM 19/20

 

O Brasil exportará um volume recorde de milho em 2018/19 estimado em 40 milhões de toneladas, apontou nesta semana a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que até o mês passado previa 39 milhões de toneladas.

A exportação histórica ocorre após uma safra recorde em 2018/19, câmbio favorável e com o Brasil ganhando mercados dos Estados Unidos, maior exportador global, que foi atingido por problemas climáticos neste ano.

Uma vez que manteve a estimativa de safra 2018/19 em 100,04 milhões de toneladas, a Conab reduziu a estimativa de estoques finais, previstos em 13 milhões de toneladas em 31 de janeiro, quase 1 milhão de toneladas abaixo da projeção de novembro.

Analistas têm olhado com atenção os estoques finais de 2018/19, uma vez que a nova safra (2019/20) está atrasada ante a temporada anterior, e o mercado deve viver um aperto em algumas áreas no início do próximo ano, até a entrada da colheita de verão.

No acumulado do ano de janeiro até a primeira semana de dezembro, as exportações brasileiras de milho somaram 40,6 milhões de toneladas, uma máxima histórica para o período, segundo dados do governo divulgados na véspera.

A nova safra de milho, por sua vez, foi estimada em 98,4 milhões de toneladas, com poucas alterações ante a previsão de novembro.

O Brasil tem sido o segundo maior exportador global de milho, após os EUA.

Fonte: Notícias Agrícolas