COMERCIALIZAÇÃO DA SOJA REGISTRA BOM AVANÇO

 

A comercialização da safra 2018/19 de soja atingiu 86% da produção esperada até o último dia 06 de setembro, avanço mensal de 6%, mas ainda abaixo do recorde de 89% do ciclo anterior para o mesmo período, bem como levemente inferior aos 87% da média normal dos últimos cinco anos.

“O esperado comportamento positivo aos preços foi confirmado, trazendo os vendedores de volta ao mercado. Como o forte movimento de exportação trouxe também os compradores ao mercado, tivemos mais uma rodada de estímulo às vendas”, explica França Júnior.

No que diz respeito às vendas da safra 2019/20 da oleaginosa, a comercialização chegou a 24,5% da produção estimada, contra 18,5% de igual período da temporada anterior, bem como também acima dos 19,1% da média dos últimos cinco anos.

Milho

No caso da safra de verão 2018/19 de milho, as vendas alcançaram 79% da produção obtida – avanço mensal de 5% -, mas abaixo dos 83% registrados no mesmo período do ano passado, bem como do percentual de 86% da média normal dos últimos cinco anos.

“O ritmo mais amarrado dos negócios está ligado à postura conservadora dos produtores, depois de vendas acentuadas em maio e início de junho. Com as quedas nos preços em julho e agosto, a opção foi pela retenção”, esclarece França Júnior.

Já a comercialização da safra do milho de inverno 2018/19 avançou para 70% da produção prevista, contra 66% do mês anterior. “O ritmo está bem avançado em relação aos 64% de igual momento do ano passado e também um pouco acima dos 67% da média normal dos últimos cinco anos”, pontua França Júnior.

Fonte: Universo Agro