SANTOS: UM PORTO SEM CRISE

O maior complexo portuário da América Latina está no limite de sua capacidade de movimentação de cargas. Responsável por 30% do transporte da balança comercial brasileira, o porto de Santos tem capacidade para 162 milhões de toneladas ao ano, e até o fim de 2021 o movimento deve alcançar 150 milhões de toneladas. Mas hoje isso não é visto como um problema. A solução está no já em andamento pacote de investimentos da ordem de R$ 10 bilhões, até 2025, em recursos privados, para ampliar terminais. Dos 11 leilões programados para concessão de terminais, quatro já ocorreram e dois deles estão planejados para novembro. Os outros cinco serão até 2022. No pacote também estão incluídos R$ 1,8 bilhão no sistema rodoferroviário e mais R$ 2,5 bilhões dos contratos atuais de arrendamento. “Com isso, nosso plano é chegar à capacidade de 240 milhões de toneladas até 2040.” No ano passado, a SPA fechou com receita líquida de R$ 1,1 bilhão (11,5% acima do registrado em 2019). O faturamento seguiu em alta no primeiro semestre deste ano, quando a companhia obteve receita de R$ 549 milhões. E 2021 caminha para ser o ano mais lucrativo da história. No primeiro semestre deste ano, a SPA lucrou R$ 170 milhões, próximo dos R$ 202 milhões registrados durante todo o ano de 2020.

Fontes: Isto É Dinheiro/Datamar News