A Petrobras pretende ampliar sua capacidade de refino para reduzir a dependência brasileira das importações de diesel de 29% para 15%, segundo a presidente Magda Chambriard. Em evento no Rio de Janeiro, a executiva afirmou que o parque de refino da companhia, com capacidade de cerca de 1,8 milhão de barris por dia, está em processo de expansão por meio de projetos já em andamento. Embora não tenha informado um cronograma, a Petrobras reiterou a meta de alcançar a autossuficiência em diesel após a redução da necessidade de importações. A estratégia busca reforçar a oferta doméstica de combustíveis, diminuir a exposição ao mercado internacional de diesel e elevar a utilização dos ativos de refino do país. O plano reforça o foco da companhia em investimentos no segmento de downstream e na segurança energética brasileira.
Fonte: Nova Cana
