O Ministério da Infraestrutura recebeu uma proposta que prevê investimentos de R$ 3,6 bilhões para implantação de um novo terminal portuário em Natal e a adaptação do atual porto da capital. O projeto defende a construção de um terminal na margem esquerda do Rio Potengi, em frente ao porto atual, além da construção de corredores logísticos, uma terceira ponte sobre o rio, recuperação da área degradada de mangue, entre outros investimentos em infraestrutura logística – como um ramal ferroviário, entre o porto, o aeroporto e Zona de Processamento de Exportações. Juntos, os investimentos chegariam a quase R$ 7 bilhões. A proposta foi elaborada pelo Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) em parceria com uma consultoria italiana e escritórios brasileiros. Conforme a proposta, o novo porto teria três pátios para contêineres, sendo um para vazios, um para importação e outro para exportação, pátios destinados à movimentação de granéis sólidos (minério de ferro, feldspato, calcário, caulim etc.) com esteiras transportadoras acopladas a carregadores de navio. Seriam construídos pátio de tancagem de combustíveis e produtos químicos com capacidade para 80.000,0m³; além de todas as infraestruturas logísticas necessárias. A Companhia Docas do Rio Grande do Norte ainda não se posicionou sobre o assunto. Em nota, a empresa informou que discute parceria para instalação de uma empresa de pátio de caminhões na região metropolitana de Natal. “O objetivo da Codern é contribuir para melhorar o trânsito e facilitar a logística para os usuários do Porto de Natal”, informou na ocasião.
Fontes: G1/Datamar News