De janeiro a junho, a movimentação de fertilizantes no Porto do Itaqui atingiu a marca de 1,2 milhão de toneladas, um crescimento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado. E a expectativa para os próximos meses é de seguir com volume ainda maior a partir da entrada em operação do novo terminal de fertilizantes, da Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi), o que deve ocorrer ainda neste ano. Com o novo terminal, o Porto do Itaqui va passar de uma capacidade de 2 milhões para 3,5 milhões de toneladas de importação de fertilizante por ano. De acordo com a operadora, o novo terminal contará com uma capacidade estática de 70 mil toneladas distribuídos em baias independentes, todas conectadas diretamente ao berço 101 (o que pode elevar a produtividade a 1.250 t/hora). O projeto prevê ainda uma moega ferroviária, o que facilitará o transporte por ferrovia até Palmeirante (TO), onde o produto será distribuído para outros estados. Os fertilizantes movimentados pelo Itaqui são originários principalmente da Rússia, Egito e Israel. Ao entrar no Brasil pelo porto público do Maranhão, essa carga é distribuída por toda a região produtora denominada Matopiba (que abrange o Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e vem se ampliando.
Fonte: portodoitaqui.ma.gov.br