CRESCEM EXPORTAÇÕES DE SOJA E MILHO PELOS PORTOS DO ARCO NORTE

As exportações de soja, carro-chefe do agronegócio brasileiro, pelos portos do Arco Norte – Itacoatiara (AM), São Luís, Itaqui e Ponta da Madeira (MA), Santarém e Barcarena (PA) e Aratu (BA) – ganharam relevância nos primeiros três meses deste ano. De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), os embarques por essas rotas somaram 5,7 milhões de toneladas, 31,8% mais que no primeiro trimestre de 2018 e cerca de 30% do total exportado pelo país no período, que somou 18,3 milhões de toneladas, um aumento de 2,8%. No primeiro trimestre do ano passado, as exportações de soja pelo Arco Norte representaram 24% do total. Os números mostram que, apesar de uma estrada ainda ruim – a BR 163 -, a soja continua subindo para o norte do Brasil de maneira expressiva. No porto de Vila do Conde, em Barcarena, as exportações de janeiro a março totalizaram 1,5 milhão de toneladas. No mesmo período do ano passado, foram 1,3 milhão de toneladas, e no primeiro trimestre de 2017, 995,5 mil. Já operam no porto Bunge, Amaggi , Hidrovias do Brasil, ADM e Glencore, cada uma com terminal com capacidade para cerca de 5 milhões de toneladas de grãos por ano. Em Santarém, onde a Cargill atua, os embarques de soja somaram 1,3 milhão de toneladas nos três primeiros meses deste ano, ante 994,5 mil em igual intervalo de 2018. Nos portos do Maranhão, o volume cresceu de 921,4 mil para 1,4 milhão de toneladas.

Fonte: Portos e Navios