O ano de 2019 ficará marcado na história do Porto de Imbituba como o melhor ano operacional de sua história. Em novembro deste ano, o porto do sul de Santa Catarina ultrapassou os 5,2 milhões de toneladas movimentadas em 2018, recorde anual anterior. O incremento na movimentação de grãos, a atração de novas cargas e o bom desempenho da cabotagem de contêineres são alguns dos fatores que contribuíram para esse resultado. A expectativa da SCPar Porto de Imbituba, autoridade portuária, é que o porto feche dezembro com cerca de 5,7 milhões de toneladas no ano, registrando um crescimento de aproximadamente 9% em relação a 2018.
As importações lideraram as movimentações no porto, com 47,4% do total movimentado. A exportação representou 37,8% e a cabotagem 14,8% de todas as cargas que passaram pelo Porto de Imbituba de janeiro a novembro de 2019. Em março, o porto público alcançou seu maior desempenho operacional mensal, com 592 mil toneladas movimentadas no mês.
Ao mesmo tempo em que a operação bate recorde, o número de navios atracados diminuiu 16% no período de janeiro a novembro, comparado ao ano anterior. A relação é explicada pelo recebimento de navios com maior capacidade de carga, motivado pela facilidade de acesso marítimo ao Porto. Além de estar situado em uma enseada aberta, o Porto de Imbituba conta com condições de profundidade que o colocam como uma das melhores condições navegáveis do país.
As cargas de coque de petróleo (19,4%), milho (17%), contêneires (14,7%) e soja (11,5%) foram os produtos com maior volume de movimentação no porto. As porcentagens se referem à representatividade das cargas no total movimentado de janeiro a novembro de 2019.
Fonte: Portos e Navios