Na primeira metade de setembro, as unidades produtoras do Centro-Sul comercializaram um total de 1,17 bilhões de litros de etanol, registrando retração de 14,9% em relação ao mesmo período da safra 2020/2021. Do total comercializado em setembro, 30,87 milhões de litros foram destinados para o mercado externo e 1,14 bilhões de litros vendidos domesticamente. No mercado interno, as vendas de etanol hidratado alcançaram 654,9 milhões de litros, o que representa uma redução expressiva de 22,6% sobre o montante apurado no mesmo período da última safra (844,6 milhões de litros). A quantidade comercializada de etanol anidro, por sua vez, apresentou aumento de 29,9%, com 483,08 milhões de litros vendidos em 2021 contra 371,9 milhões de litros em 2020. O diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues, explica que “a perda de competitividade do etanol hidratado frente à gasolina em algumas regiões tem causado a retração do consumo do biocombustível. É o movimento de ajuste natural de mercado diante das condições de oferta e demanda dos produtos”.
Fonte: Jornal Cana