Simulações indicam ser viável a entrada de navios New Panamax no porto de Santana e em dois terminais privados que serão construídos no município, no Amapá. O trabalho foi realizado nos Tanques de Provas Numéricos da Escola Politécnica (Poli) da USP com a praticagem e as autoridades Marítima e Portuária. A nova geração dos Panamax que atravessa o canal mais novo do Panamá, chamado de New Panamax, conta com sete porões e tem 240 metros de comprimento e 40 metros de boca (largura). Atualmente atracam no porto embarcações da classe Handysize, de até 203 metros de comprimento e 32 metros de boca (largura), com cinco porões. “Operamos durante décadas com 55 mil toneladas de carga em um navio. Agora, estamos falando em chegar a 80 mil toneladas, quase 50% a mais. Isso é eficiência, sem que se perca em segurança da navegação e proteção do meio ambiente na Amazônia”, afirmou o presidente do Conselho Nacional de Praticagem, Ricardo Falcão, prático na região. Essa nova geração do Panamax encurta a viagem para a China e favorece a exportação do agronegócio do Centro-Oeste brasileiro. Outro investimento da praticagem foi a sondagem do entorno da Ilha de Santana, em frente ao porto, que oferece uma segunda rota para a chegada dos grandes graneleiros pelo Rio Amazonas.
Fonte: Praticagem do Brasil