O Porto do Recife deu início a obra de dragagem, serviço de desassoreamento e desobstrução dos berços de atracação, canais de acesso e bacias de evolução. O objetivo é estabelecer uma profundidade satisfatória para o porto e viabilizar a navegação para navios de maior tonelagem. Atracada desde o dia 20/01, a draga holandesa “Lelystad” começou a operar no último sábado (22). A previsão é que a draga conclua o serviço de desassoreamento de todos os trechos previstos em 40 dias. Os berços 00 ao 01 serão aprofundados para 10 metros; os berços 02 ao 06, para 11 metros; e dos berços 07 ao 09, para 8 metros. Os trechos chegarão às profundidades máximas, na maré alta, de 12,70m, 13,70m e 10,7m respectivamente. Serão aproximadamente 832.200 mil metros cúbicos de sedimentos dragados do cais acostável, canal interno e bacia de evolução. “O crescimento nas operações do Porto do Recife não é uma expectativa, é uma realidade. Hoje nós temos uma demanda que não podemos atender porque a profundidade do nosso cais não suporta navios de maior tonelagem. Essa nova fase do Porto do Recife, que se inicia com a obra de dragagem, tornará o nosso terminal ainda mais atrativo para novos investidores”, afirma José Lindoso, presidente do ancoradouro.
Fonte: Portos e Navios