PORTO DE VITÓRIA COM CALADO MAIOR É PRIORIDADE DOS NOVOS DONOS DA CODESA

Após a conclusão da dragagem de manutenção, o canal da Baía de Vitória voltou a poder receber navios com 12,5 metros de calado. Antes disso, estava em 11,2 metros. O serviço deixou o canal em condições naturais de receber embarcações com calado de 13 metros. Para isso, o dono do porto, em 22 de agosto a Codesa passará o bastão para o fundo da Quadra Capital que venceu o leilão de privatização realizado no começo do ano, precisa acionar a Marinha. Segundo Júlio Castiglioni, ex-presidente da Codesa e que hoje atua como consultor da Quadra, o aumento de meio metro, que pode parecer pouco, aumenta bastante a competitividade do complexo portuário de Vitória. “Com um calado de 13 metros, o Porto de Vitória poderá receber 94% da frota mundial de navios Panamax com sua plena capacidade. Hoje, com 12,5 metros, essas mesmas embarcações precisam entrar, por conta da profundidade, com até 25% a menos de carga, na média. É uma diferença enorme, que faz toda a diferença”.

Fontes: A Gazeta/Datamar News