O Porto de Santana, principal porto do Amapá, terá uma área licitada em janeiro de 2021. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) a previsão é que seja realizado um leilão de uma área de 3.186 m2 destinada a movimentação, armazenagem e distribuição de granéis sólidos vegetais, especialmente farelo de soja, obtido na produção agrícola. A expectativa do contrato é alcançar R$ 261,6 milhões com investimento de R$ 41,3 milhões. A concessão para os vencedores da licitação tem duração de 25 anos. Para a Antaq, o local às margens do Rio Amazonas pode movimentar em torno de 4,3 milhões de toneladas. “Estima-se que as operações a serem realizadas no terminal serão de desembarque e embarque aquaviário. Desse modo, o terminal deverá viabilizar a movimentação e o armazenamento de farelo de soja destinado principalmente ao mercado internacional”, descreve a Antaq. O responsável pelo arrendamento receberá a área com algumas estruturas existentes e deverá realizar investimentos em instalações e equipamentos para obter a capacidade total de exportação, entre eles, silos de armazenagem, esteiras, elevadores e torres. O porto de Santana foi construído na década de 1950, pela Indústria de Comércio de Minérios (Icomi), para o embarque de manganês. Atualmente, além de escoar minérios, grãos e cavaco, o porto também é local de embarque e desembarque de contêineres.
Fonte: G1 / Datamar News