O Porto de Antonina está apto para receber navios com maior capacidade de carga. O calado operacional do canal de acesso ao terminal passa de 8 para 8,5 metros. Essa é a profundidade em que as embarcações podem ficar submersas na água, ao navegar para entrar ou sair do terminal. A aprovação do novo calado operacional foi dada pela Autoridade Marítima – Capitania dos Portos do Paraná – após a análise dos levantamentos da batimetria realizada na última atividade de dragagem no canal de acesso ao Porto de Antonina, finalizada em agosto de 2020. “Considerando que o Porto de Antonina movimenta, principalmente, granéis sólidos, esse aumento de meio metro significa aproximadamente mais 2.500 toneladas de carga em cada navio que o porto recebe”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. Segundo Gilberto Birkhan, presidente da Terminais Portuários Ponta do Félix (TPPF), que opera em Antonina, o impacto desse aumento de calado será direto, na primeira operação de embarque de farelo de soja, já nos próximos dias.
Fonte: Portos do Paraná