O setor portuário privado deve encerrar este ano com uma carteira de investimentos de R$ 9,5 bilhões em novos terminais. Pelo menos 16 projetos de terminais de uso privado (TUPs) devem ser autorizados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em 2022, de acordo com levantamento da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). Em 2021, 14 requerimentos foram aprovados, com investimento previsto de R$ 1,6 bilhão. A participação dos terminais privados no transporte marítimo cresce desde a entrada em vigor do novo marco regulatório do setor portuário, em 2013. Em 2021, foram 801 milhões de toneladas transportadas, o que equivale a 66% de toda a movimentação de cargas do país, de acordo com dados do anuário estatístico da Antaq. Os TUPs ficam localizados fora da área dos portos organizados e, por isso, têm mais flexibilidade em relação aos terminais arrendados em áreas públicas. O crescimento de TUPs é acompanhado de um processo de privatização de áreas públicas. Em 2022, o governo pretende desestatizar pela primeira vez a administração de portos organizados. O primeiro a ir a leilão, em março, será a Companhia de Docas do Espírito Santo (Codesa), que administra os portos de Vitória e Barra do Riacho.
Fontes: Gazeta do Povo/Datamar News