A companhia de logística VLI e a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi) formalizaram uma parceria para a criação de um novo ramal ferroviário conectado à malha do corredor centro-norte e interligado ao Terminal da Copi no Porto de Itaqui (MA) para transporte de fertilizantes. O insumo será transportado até um novo terminal intermodal que será construído em Palmeirante, no Tocantins. As obras terão início em agosto e o investimento para a viabilização do projeto será de aproximadamente 200 milhões de reais. A capacidade inicial de movimentação proporcionada por esta nova estrutura será de 1,5 milhão de toneladas ao ano. “Com o início das operações, previsto para o segundo semestre de 2022, a nova estrutura permitirá a movimentação do fertilizante importado pelo Terminal Portuário Copi no Porto do Itaqui pelo modal ferroviário, conectando o porto via estrada de ferro Carajás e ferrovia Norte-Sul até o novo terminal que será construído e operado pela COPI em Palmeirante.” A nova estrutura em Tocantins contará com linha ferroviária para até 80 vagões e moega para descarga de dois vagões.
Fontes: UOL Economia/Global Fert