O maior graneleiro a navegar nas águas da Amazônia. A praticagem conduziu o navio CSSC Amsterdam – com 255 metros de comprimento e 43 metros de boca (largura) – para carregar 83.700 toneladas de milho em Santarém (PA). A carga será exportada para Portugal. É um navio da classe Baby-cape, que veio de Nansha (China) e estava ancorado em Macapá (AP). Até pouco tempo, somente embarcações da classe Handysize, de até 203 metros de comprimento e 32 metros de boca, operavam na região do Amapá, com capacidade de carregamento de 55 mil toneladas. A operação segura dessas embarcações só é possível graças a investimentos próprios da praticagem, que faz a sondagem regular das profundidades dos rios da região e o estudo das marés na barra norte do Rio Amazonas. Este trabalho é fundamental porque na Amazônia bancos de areia se movimentam silenciosamente sob as águas, podendo causar encalhes. Além disso, a barra norte apresenta um trecho raso lamoso que delimita o calado. O levantamento das marés no trecho amplia as janelas de passagem para navios mais carregados.
Fonte: www.praticagemdobrasil.org.br