IMPORTAÇÃO EM ALTA E DEMANDA RETRAÍDA REPRESAM FERTILIZANTES NOS PORTOS E PORÕES DOS NAVIOS

Principal porta de entrada de fertilizantes no Brasil, o Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná tinha, na sexta-feira (27), 7 navios com insumos atracados, 16 aguardando para descarregar e 18 anunciados para os próximos 30 dias. Segundo a Paraná Portos, empresa que administra o terminal, o porto está movimentando uma quantidade incomum de fertilizantes. De acordo com dados da Camex, no primeiro quadrimestre deste ano, o terminal movimentou 3,6 milhões de toneladas de fertilizantes, um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2021. Com isso, toda a capacidade de armazenamento de 3,5 milhões de toneladas do porto já está em uso, dificultando o trabalho de descarga. Segundo Luiz Teixeira da Silva, diretor de operações da Portos do Paraná, os navios que atracam nos berços públicos do Porto de Paranaguá descarregam o fertilizante diretamente para os armazéns de retaguarda, fora da área do porto organizado. Silva acredita que o mercado está se adaptando às novas realidades, como pandemia e guerra, e que vai demorar um pouco para a comercialização começar a rodar normalmente.

Fontes: Canal Rural/Datamar News