A Hidrovias do Brasil quer consolidar sua operação logística no Arco Norte do país. Para isso, a empresa, que já tem atuação forte no escoamento de grãos pela região, planeja expandir a infraestrutura atual, criar novas rotas e até mesmo participardos leilões da BR-163 e da Ferrogrão, com uma participação minoritária, para garantir a competitividade do trajeto. “O ano de 2020 marcou a consolidação do Arco Norte como rota de escoamento da produção do Mato Grosso. Os portos da região passaram a responder por mais de 50% da exportação, superando a rota de Santos. Isso é uma mudança estrutural muito grande, que tende a avançar, porque o crescimento da produção agrícola será concentrado no Norte do Estado”, afirma o presidente da companhia, Fabio Schettino. A rota é o principal negócio da Hidrovias do Brasil. O trajeto começa de caminhão, saindo de Mato Grosso até uma estação de transbordo em Miritituba (PA). De lá, a carga segue por hidrovia até o Terminal de Uso Privado (TUP) de Vila do Conde (PA). No ano passado, o volume transportado pela empresa subiu 46%, na comparação com 2019. A alta foi estimulada pela queda nos fretes rodoviários na BR-163, após o asfaltamento da via, no fim de 2019. A melhora nas condições da estrada deu mais competitividade ao Arco Norte.
Fonte: Valor Econômico/Datamar News