O principal produto da pauta exportadora no mês passado foi o açúcar de cana em bruto, que teve participação de 9,5% no total das vendas externas e atingiu uma receita de US$ 537,1 milhões, crescimento de 35,6% em relação ao mesmo período de 2020. O aumento se justifica com a quebra na safra de cana-de-açúcar na Tailândia, principal concorrente do Brasil no mercado mundial deste item. O milho foi o segundo produto com maior destaque, com alta de 42,5% frente a janeiro do ano passado, alcançando exportações de US$ 499,9 milhões no primeiro mês de 2021. Completam a lista dos cinco itens mais vendidos carne bovina in natura, café verde e farelo de soja. No mês passado, 51,8% das exportações brasileiras do agronegócio foram direcionadas a dez principais destinos. A maior participação foi da União Europeia, com 16,9%. A China ficou na segunda posição, com 16,7%, e os Estados Unidos teve parcela de 9,2% do total das vendas externas. Destaque para a participação de outros países da Ásia, como Indonésia (5,1%), Vietnã (3,1%), Coreia do Sul (2,8%) e Bangladesh (2,4%).
Fonte: Universo Agro/DATAGRO