A alta dos preços das commodities levou o frete marítimo do mercado tramp a ficar mais caro do que em qualquer outro momento da última década, ressuscitando uma indústria que estava de joelhos apenas um ano atrás. A escala do boom, com a demanda em alta em quase todos os lugares por causa de uma ampla recuperação econômica e vastos programas de estímulo, apertou o transporte marítimo global, já que produtos como soja e toras competem com cargas tradicionais como carvão e minério de ferro. O aumento também destaca as pressões que a indústria de commodities sofre para atender a esse crescimento. “As indústrias estão reabastecendo tanto produtos acabados quanto matérias-primas, o que está impulsionando a movimentação de cargas. Os volumes estão acima dos níveis pré-pandêmicos”, disse Burak Cetinok, chefe de pesquisa da Arrow Shipping Group Ltd. “Nos últimos 12 meses, a demanda por graneleiros foi impulsionada principalmente pela China, mas agora o resto do mundo aderiu com uma forte recuperação na demanda por commodities industriais.” O aumento nos custos das commodities está alimentando temores de inflação, e perguntas estão sendo feitas em torno da necessidade de uma resposta dos bancos centrais. A alta também é uma ameaça ao crescimento econômico da China, que como maior consumidor de commodities do mundo já se moveu para tentar moderar os preços. Se as commodities começarem a esfriar, os preços do frete podem ser um dos primeiros indicadores, de acordo com Colin Hamilton, analista da BMO Capital Markets. “Vemos o frete como um mercado importante para observar qualquer sinal de destruição da demanda em meio a preços altos”, disse Hamilton.
Fontes: Bloomberg/Datamar News