O Brasil aumentou em 29,2% a receita de exportação aos países árabes nos quatro primeiros meses deste ano. As exportações saíram de US$ 4 bilhões de janeiro a abril de 2021 para US$ 5,2 bilhões no mesmo período de 2022. O produto que o Brasil mais exportou ao mercado árabe nos quatro primeiros meses do ano, em valores, foi o minério de ferro. O segundo item mais exportado foi a carne de frango. O terceiro produto que o Brasil mais vendeu aos árabes neste ano foi o açúcar, com receita de US$ 728 milhões e crescimento de 15% na receita, mas queda de 5% na quantidade. O quarto produto foi a soja em grãos, com alta de 100% na receita da exportação, para US$ 518 milhões, e crescimento expressivo também no volume embarcado, de 48%. Em conjunto, os países árabes seguem sendo o terceiro maior mercado do Brasil no exterior, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Os grandes compradores de produtos brasileiros no mundo árabe foram Egito, em primeiro lugar, seguido por Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Argélia e Bahrein, nessa ordem.
Fonte: ANBA (Agência de Notícias Brasil-Árabe) /Datamar News