A homologação adquirida neste mês pelo Porto de Santos para realizar a operação dos navios New Panamax – de 366 metros e capacidade de cerca de 14 mil TEUS – favorece outros portos brasileiros habilitados a receber esse tipo de embarcação, já que possibilita a atração de novas rotas para o país. O Porto de Salvador (BA) já conta com a homologação desde 2018. Para o diretor-presidente da Companhia das Docas da Bahia (Codeba), Carlos Autran Amaral, os novos parâmetros operacionais obtidos pelo Porto de Santos trazem benefícios. “A homologação do Porto de Santos é o ponto de partida para que a Bahia integre a rota comercial sul-americana dos New Panamax e se consolide como opção ainda mais viável comercialmente para os players do mercado internacional”, explica Amaral. A notícia também foi bem recebida em Rio Grande (RS). O recebimento de navios cada vez maiores já é uma realidade. Desde julho de 2020, quando o primeiro navio Post-Panamax, com 330 metros de comprimento (LOA) e 48,34 metros de largura (boca) atracou no porto baiano, o Tecon Salvador passou a ter o serviço regularmente. Já o Tecon Rio Grande recebe embarcações de grandes dimensões desde 2012. No ano passado, passaram pelo terminal navios de até 337 metros de comprimento e 48 metros de largura.
Fonte: Datamar News