ARCO NORTE E PONTO DE EMBARQUE DE 30% DA PRODUÇAO DE SOJA E MILHO

Por conta do asfaltamento da BR-163 e as obras nos últimos anos em terminais portuários, o escoamento da safra de grãos em portos do Arco Norte vem aumentando cada vez mais sua importância no Brasil. Números da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) consolidados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com base em médias mensais de embarque, mostram que, em 2019, 31,9% da soja e do milho do Brasil foram para o mercado externo por esses canais. Em 2010, a proporção dos dois grãos era de 14,4% do total embarcado pelo país. Neste ano, de janeiro a agosto, a participação é de 31% no milho e de 34% na soja. Além da BR-163, investimentos importantes foram feitos, como na expansão da Ferrovia Norte-Sul e a construção do Terminal de Grãos no Maranhão (Tegram); para a BR-364, conhecida como Rio Madeira; e a estruturação da Hidrovia do Rio Tapajós e construção do Porto de Barcarena (PA). Com isso, os quatro principais portos do Arco Norte aumentaram a sua capacidade para 37 milhões de toneladas, uma média de 3,7 milhões por safra.

Fonte: Revista Globo Rural