AMAZÔNIA DEVE RECEBER 13 CORREDORES DE FERROVIAS PARA ENCURTAR AS EXPORTAÇÕES

A expansão ferroviária na Amazônia avança rapidamente, com quatro rotas em concessão ou estudo, duas em construção e 13 autorizadas com recursos privados. Rondônia deve ser beneficiada pela ferrovia transoceânica que ligará o Atlântico ao Pacífico via Acre e Peru, com hub em Porto Velho, enquanto o Mato Grosso está mais adiantado, construindo ferrovias estaduais e investindo em rodovias conectadas a linhas nacionais. Esse modelo é visto como essencial para Rondônia, cuja produção agropecuária depende apenas do caro transporte rodoviário. Entre os principais projetos estão o Corredor Leste-Oeste (Fico/Fiol), a Ferrogrão (Sinop–Miritituba) e a extensão da Norte-Sul até Barcarena, previstos no PPI e PAC, além da Transnordestina, que tem trechos em estudo para concessão. Levantamento do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) mostra que a expansão de rodovias, hidrovias e ferrovias revela a dimensão das transformações em curso na Amazônia Legal.
Fonte: Rondônia ao Vivo / Datamar News