O Brasil exportou US$ 40,67 bilhões em produtos do agronegócio para China, Indonésia, Japão e Vietnã, em 2018. Isso representa 40% do total embarcado pelo segmento no período. Mas o país pode aumentar em US$ 58,5 bilhões sua participação nesses mercados, totalizando US$ 99,17 bilhões (+144%), segundo estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Representantes da entidade integram a delegação que acompanha a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em viagem ao continente asiático. Durante 16 dias, ela deve participar de reuniões com autoridades e empresários dos quatro países para promover novos negócios. De olho principalmente na soja, os chineses foram nossos maiores parceiros comerciais no ano passado, com movimentação recorde (US$ 35,59 bilhões). O mercado chinês é a grande promessa e pode gerar US$ 20 bilhões a mais no futuro. Segundo a CNA, entre os produtos com maior potencial para alavancar as exportações, encontram-se o complexo soja, cereais, carnes bovina e suína, lácteos e frutas. Em 2018, o Japão comprou US$ 2,14 bilhões do agronegócio brasileiro, mas tem potencial para crescer US$ 19 bilhões. O estudo destaca que cereais, carnes bovina e suína, madeira e soja em grão estão entre os itens com mais oportunidade de demanda. Liderados pelos complexos soja e sucroalcooleiro, o montante gerado pela venda de produtos agrícolas para a Indonésia pode aumentar US$ 10,2 bilhões — no ano passado, exportamos o equivalente a US$ 1,26 bilhão. O Vietnã pode render US$ 9,3 bilhões além dos atuais US$ 1,68 bilhões. Complexo soja, produtos florestais, têxteis e cereais representam cerca 70% desse potencial de crescimento.
Fonte: Canal Rural