Um estudo do EsalqLog-USP revela que a crescente dependência do Brasil de importações de fertilizantes, subindo de 60% da demanda nacional em 2010 para mais de 80% em 2022, enfrenta desafios logísticos que elevam os custos de produção. O estudo, abrangendo o período de 2010 a 2022, atribui o aumento dos custos dos insumos a uma mudança para o transporte rodoviário (86%) em detrimento do ferroviário (13,6%) no mercado doméstico. Apesar de um aumento de 23% no movimento de fertilizantes por ferrovia, o crescimento da demanda de mais de 80% dificulta a diversificação. O coordenador do EsalqLog, Thiago Guilherme Péra, destaca o aumento da dependência do Brasil em relação às importações, atingindo 86% em 2021, impulsionado pelo fechamento de fábricas e pela alta produção de grãos. Os preços sazonais do frete rodoviário impactam as estruturas de custos, com picos de importação em setembro-outubro e baixas em fevereiro-abril durante as exportações significativas de grãos. O estudo identifica mudanças portuárias, com Santos ganhando 4 pontos percentuais devido à melhoria da infraestrutura.
Fonte: Nova Cana