O Porto de Paranaguá é a principal porta de saída do óleo de soja brasileiro. Das 1,7 milhão de toneladas exportadas pelo Brasil no ano passado, mais de 70% saíram pelo porto paranaense. Os embarques do produto cresceram 34% em um ano. Foram 904 mil toneladas embarcadas em 2020 e 1,2 milhão de toneladas em 2021. Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), com base nos dados consolidados pela empresa pública Portos do Paraná. A movimentação do óleo de soja foi feita pela Cattalini, empresa que gerencia o Terminal de Uso Privativo (TUP) e opera a carga em dois berços em píer próprio, em Paranaguá. Índia e China são os principais destinos do produto, que tem como origem Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. Segundo o gerente comercial da empresa, Lucas Guzen, a segurança e agilidade para operar pelo Porto de Paranaguá reduzem os custos logísticos e compensam o frete de transporte. “Hoje, temos dois dutos exclusivamente para carregar o óleo de soja, com uma vazão que passou de 500 para 850 toneladas/hora”, diz.
Fonte: Canal Rural Paraná