Estudos sobre o Porto de Santana apontam que o calado dos navios no local pode chegar próximo de 12 metros. Com isso, as embarcações podem receber até 5 mil toneladas a mais de carga. Dessa maneira, a área portuária receberia não somente navios handysize, com capacidade pra 40 mil toneladas, passando a receber também navios panamax, com mais de 100 mil toneladas de capacidade.As docas só têm capacidade para receber dois navios por vez. As alternativas podem vir do setor privado, onde duas empresas anunciaram projetos para construção de portos particulares nas áreas de grãos e de combustíveis. A previsão de conclusão é em até 5 anos. Outra novidade é que as Docas de Santana receberão um terminal de contêineres, que vai funcionar num espaço com capacidade para estocar até 300 equipamentos por mês. A base vai funcionar como um entreposto, onde os contêineres, após o armazenamento, podem ser encaminhados para outros portos da região amazônica. Além disso, se destaca a área de armazenamento das docas, utilizada por empresas privadas. A empresa Caramuru Alimentos tem silos pra armazenar até 21 toneladas de farelo de soja, já a empresa Cianport pode guardar até 54 mil toneladas de milho e soja.
Fontes: G1/Datamar News