AGRO PAULISTA REGISTRA SUPERÁVIT DE US$ 8,37 BILHÕES

O agronegócio paulista registrou superávit comercial de US$ 8,37 bilhões entre janeiro e maio de 2026, com exportações de US$ 10,85 bilhões e importações de US$ 2,48 bilhões. Embora o valor exportado tenha recuado 3,2% na comparação anual, o volume embarcado avançou 5,2%, indicando maior fluxo físico de mercadorias em um cenário de preços internacionais mais baixos. O complexo sucroenergético liderou as exportações com US$ 2,3 bilhões, seguido por carnes (US$ 1,8 bilhão), complexo soja (US$ 1,05 bilhão), produtos florestais (US$ 1,4 bilhão) e sucos (US$ 813,2 milhões). As exportações de carnes, soja e produtos florestais cresceram 20,1%, 17,4% e 12,7%, respectivamente, enquanto sucos, açúcar e café registraram retração. A China manteve-se como principal destino, absorvendo 27,8% dos embarques. São Paulo ocupou a segunda posição entre os estados exportadores do agronegócio brasileiro, com participação de 15,4% no total nacional.
Fonte: Revista Cultivar